quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Semana farroupilha 2011

A semana farroupilha realizou-se, pela segunda e, acredito que, última vez (queira Deus) na sede do bairro. Em linhas gerais pode-se dizer que foi uma grande semana, para jamais se esquecer. Iniciou na terça-feira, com a recepção aos cavalareanos, abertura solene com canto do Hino Rio-Grandense e jantar onde servimos um gostoso carreteiro e bailamos ao som da boa música de Marcio Boranga e seus guapos. Recebemos um bom público, tivemos tempo bom e nossa invernada aguardava ansiosa para receber a nova indumentária no dia seguinte.
Na quarta-feira, dia 14, programamos visita as entidades co-irmãs. Fretamos para este e o dia seguinte um ônibus da medianeira transportes urbanos, empresa parceira do CTG velho Vargas. Nossa primeira parada foi no CTG Cabo Toco, onde infelizmente, não se permitiu a nossa invernada se apresentar, e ao sermos informados disto seguimos adiante, sem mesmo ser recebidos e adentrar o salão. Mas em contrapartida, deslocamo-nos ao “Chaleira Preta”, onde a patroa Neide e seus demais colegas de patronagem, propiciaram –nos uma bela acolhida, digna das nossas mais puras tradições, e lá nos sentimos em casa, muito a vontade. Só por esse momento a semana já valeria a pena. Mas haveria muito mais alegrias pela frente. Da mesma forma fomos muito bem recebidos no Grupo de Folclore fogo de Chão, onde o Patrão interino, Sr. Nicoletti fez as honras da casa, e acabamos num bonito entrevero entre nossas invernadas. Retornamos alegres para casa, já adentrando pela madrugada.
Na quinta-feira, prosseguimos com as visitas. Chegamos ao Chão Batido, casa cheia, impossível entrar devido ao pouco espaço, embora a excelente acolhida e consideração daquela turma buenacha, e do Instrutor Tiago, comum a ambas as entidades. Mas fomos adiante, até o Piazito Carreteiro, do Patrão Loivo e Da Patroa Cristiane. Naquela ocasião eles faziam a guarda da centelha da chama crioula na praça, e ao chegarmos com nossa invernada, os músicos puseram –se a tocar e nós iniciamos o baile. Estava muito animado e divertido, dançamos, bebemos e reforçamos nossos laços de amizade com aquele povo hospitaleiro.
Na sexta-feira, 16, fizemos a guarda da centelha da chama crioula na praça, das 15 horas até a meia-noite. Em meio a venda de rifa e cachorro-quente, tivemos um bom movimento na praça. A noite tivemos uma saborosa feijoada, marcada pela presença de pessoas que sempre se fazem presentes na noite da feijoada. A boa música de “Marcio Boranga e seus Guapos” garantiram uma noite muito animada.
Sábado foi um grande dia. Tivemos casa cheia, com presença de Familiares de Neri Santana e José Carvalho (sócios fundadores in memóriam), ais quais prestamos homenagens. Também amigos de São Leopoldo estiveram presentes. A banda de Palmeiras das Missões agradou a todos, principalmente a nossa invernadinha mirim,  em um baile que se estendeu até as quatro e meia da madrugada. O jantar foi o galeto, arroz cuca e saladas. Os assadores fizeram um bom trabalho. Na falta de pratos e talheres muitos saíram em busca e contribuíram para o bom andamento do evento, que não registrou nenhum incidente.
No domingo tivemos almoço ao meio-dia onde já pudemos contar com a presença do Sr. Altamiro de Medeiros, que fez um toque de gaita para os presentes. O assador foi o Geimar, popular cabeça, que assou um gostoso churrasco para cerca de trinta pessoas. A noite tivemos o Puchero, com a presença do Prefeito Sr. Fioravante Ballin, que gostou e repetiu, e reiterou  publicamente seu compromisso de auxiliar nossa entidade a se reconstruir. Tivemos um gaitaço comandado pelo Seu Altamiro e um ensaio de trova onde o pessoal da casa fez uma brincadeira tendo o vice- patrão Jocemar fazendo a sua vez na trova, desafinado e com versos desencontrados mas demonstrando que pelo menos tem vontade. Ao apagar das luzes quando todos já estavam de saída, prá lá da meia noite, recebemos a visita da patronagem do vizinho CTG Chão Batido, com o patrão Evaldo, o Seu Henrique e o seu Teixeira onde proseamos e tomamos umas cervejas durante cerca de duas horas.
Na segunda, que iniciou com chuva pela manhã, mas não foi muita durante o dia, tivemos a macarronada, onde se fez presente em uma rápida visita do deputado Gerson Burmann, que sempre compareceu em todos os anos aqui na casa. Mas a melhor visita da noite foi a dos Colegas de tradição lá do CTG Avô Maragato, que apresentaram-nos a sua invernada e fizeram um entrevero com as nossas crianças. E também tivemos uma grande fala ao microfone do Patrão Diomar Kramer, manifestando seu interesse em nos ajudar na reconstrução do nosso pavilhão.
A terça-feira seria marcado pela correria ao preparar para o desfile, muita coisa de improviso como é de nosso costume, mas no final fizemos um grande desfile e fomos muito aplaudidos na praça da republica. Também fomos representados por um grupo de mais de 20 cavalareanos capitaneados pelos sócios fundadores Jango Ribeiro e Seu Pedrinho. No almoço para mais de cento e cinquenta pessoas tivemos almoçando conosco o Vereador Rubem Jagmin, amigo do Velho Vargas e que está sempre nos apoiando. A tarde foi muito animada com grande publico ao som de Marcio Boranga, cuja musica foi muito elogiada.
As seis horas fizemos o encerramento conforme prevê a programação e depois seguiu os festejos, agora já fora da semana farroupilha por cerca de mais uma hora. Assim foi uma das melhores semanas farroupilhas no CTG Velho Vargas. Obrigado a todos que colaboraram para que pudéssemos obter êxito na organização e condução dos festejos deste ano.